ANDANÇAS



As fotos que seguem abaixo, são fotos de Nova Lima, centro de Belo Horizonte - MG, e a Estação Ferroviária.



Nova Lima


Diversas minas ficam no município, incluindo as minas de Morro VelhoMostardas, e Rio de Peixe. Diversos minerais são extraídos no município, incluindo ouro.
O fato de fazer fronteira com o centro-sul do município de Belo Horizonte, região mais rica da capital, têm atraído moradores de alta renda para Nova Lima, os quais se instalam nos diversos condomínios fechados existentes na cidade.
Um estudo divulgado pela prefeitura do município de Itabira em 29 de abril de 2010, revelou que Nova Lima é a primeira cidade deMinas Gerais em qualidade de vida.











Centro de Belo Horizonte
A região da cidade de Belo Horizonte situada no interior da Avenida do Contorno, atual região central da cidade, seria, conforme o projeto original da cidade por Aarão Reis, a parte urbana da nova capital. A característica principal dessa região é que, pelo fato deata ter sido planejada no projeto original, todas as ruas se cruzam em ângulo de 90 graus, e, cortando as ruas em quase 45 graus, estão algumas avenidas, como Amazonas e Afonso Pena. Como as avenidas vão no sentido norte-sul ou leste-oeste e as ruas nos sentidos colaterais (noroeste-sudeste e nordeste-sudoeste), um cruzamento de avenidas forma quase uma rosa dos ventosgeográfica, com uma variação de aproximadamente 15 graus de diferença no sentido horário.Outras vias, como a Avenida Augusto de Lima e a Avenida Olegário Maciel, seguem o mesmo padrão das ruas, cortando-as em 90 graus ou mantendo uma orientação paralela.
Essa região abriga os bairros: Centro (abaixo); Barro PretoSanto AgostinhoLourdesSavassiFuncionáriosBoa Viagem; e parte dos bairros Santa Efigênia e Floresta








Estação Ferroviária de Belo Horizonte
A ESTAÇÃO: A estação de Minas foi inaugurada em 1895, antes mesmo da inauguração da cidade de Belo Horizonte, sucessora da velha Curral Del Rey. Na época, a cidade ainda em construção se chamava Cidade de Minas, depois de se chamar desde 1890 Belo Horizonte e na sua inauguração em 1897 voltar a esse nome. A própria estação, na sua inauguração, era um prédio provisório, que, na época da inauguração da cidade já era o prédio novo, que ficou até sua demolição precoce pouco mais de 20 anos mais tarde. Aparentemente, apenas a partir da construção desse novo prédio, em 1922, é que a estação passou a se chamar Belo Horizonte. A partir de 1917, quando a linha do Paraopeba chegou aBelo Horizonte pelo outro lado, a cidade ficou ligada à Linha do Centro por dois lados, sendo que o trem principal, que vinha do Rio, vinha pela Linha do Paraopeba, atingindo Belo Horizonte direto e sem baldeações vindo pela nova linha. 

Em 1922, foi inaugurado um novo prédio que substituiu o original. A estação fica em frente da estação da E. F. Oeste de Minas, depois da Rede Mineira, esta construída em 1920. Com a desativação dos trens de passageiros da Central, a estação foi tendo progressivamente outros usos até ser completamente desativada como estação. Hoje abriga um museu.







Nenhum comentário: